A participação da equipa de Benjamins no torneio de Prado foi, atendendo às circunstâncias, positiva e a equipa - embora tenha estado longe da melhor forma - deu de si uma boa imagem.



A componente desportiva:
O primeiro jogo da fase de grupos teve como adversária a equipa dos Benjamins A do GD Prado. Uma entrada muito forte da EA Sporting assegurou 3 situações de golo que não foram concretizadas. Na segunda parte, mais domínio da EA Sporting, contra um conjunto fisicamente muito poderoso, mas um deslize defensivo (o único) valeu aos da casa o golo de diferença. Pouco depois, na mais bonita jogada do encontro, surgiu o golo do justo empate. O resultado não viria a sofrer alterações até ao final. No desempate pela marcação de GP's os de Prado foram mais felizes e venceram o encontro.
O segundo encontro, frente a um conjunto mais acessível, o Arões SC, teve uma primeira parte muito desanimada (os atletas estavam incomodados com a derrota na partida anterior) mas o segundo tempo trouxe de volta o espírito combativo necessário para deixar no marcador um resultado sem dúvidas: 6-1.
A vitória do Prado sobre o Arões por 4-2 ditou a passagem do clube da casa à final. Não tendo havido (pouco comum!) jogo para a disputa dos 3º e 4º lugares, a EA Sporting terminou assim a sua participação.

A organização:
Nota 1: Num torneio com seis equipas, divididas em dois grupos (ver imagem no post a seguir), importa anotar a invulgar situação de só duas delas terem beneficiado de pausas...sendo que ambas pertenciam ao clube organizador .
Pode dizer-se que, na melhor da hipóteses, o 'sorteio' foi deselegante (e o curioso é que algo semelhante aconteceu no torneio de Infantis a disputar à tarde).
Quem recebe, precisa de saber receber e este foi apenas o primeiro indicador de que os da casa não foram muito felizes neste evento.

Nota 2: Durante o primeiro jogo da EA Sporting um elemento ligado à organização teve uma atitude gravíssima para com um dos nossos atletas; um homem, com idade e responsabilidades suficientes para ter um comportamento bem distinto, insultou directa e repetidamente uma criança de 11 anos com a intenção clara de a intimidar.

Nota 3
: A opção de resolver um jogo de uma fase de grupos com a marcação de GP's não é a mais comum e não é a mais justa desportivamente. A um empate deveria corresponder uma repartição de pontos entre as equipas e, numa fase posterior, se ambas terminassem com igual número de pontos, valeria (como é também habitual em todas as competições com fases de grupos) a diferença entre golos marcados e sofridos. Não foi isso que, em cima do joelho, decidiu fazer a organização. Mau exemplo. Muito mau exemplo.

A assistência:
Ao contrário que que havia acontecido em ocasiões anteriores, desta vez a equipa da EA Sporting foi recebida pela assistência afecta à equipa da casa de uma forma muito hostil. Alguns elementos, em particular (de dentro do ocupante de uma t-shirt côr de laranja saiam sons muito estranhos!), escolheram a via do insulto malcriado e boçal e fizeram-no de forma clara e repetida sem que ninguém do clube ou da organização tentasse, pelo menos, chamar a sua atenção para a vergonha pública a que se estavam a expôr.



Foi, como se disse e em resumo, um torneio em que os atletas tiveram uma prestação desportiva de nível equilibrado, mas que ficou sobretudo marcado pelo comportamento (mau, inaceitável e censurável) dos adultos.

Há aqui, como em todas as situações menos boas da vida, uma lição a aprender. A EA Sporting, pelos padrões de formação que mostra querer seguir, precisará de, no futuro, escolher com mais cuidado as actividades em que participa.
Andando e aprendendo, andando e aprendendo!











(18.06.2011)

edit post

0 Reply to "Torneio de Prado - balanço"

  • Enviar um comentário